domingo, 15 de maio de 2011

I FESTIVAL DA GALINHA CAIPIRA MOVIMENTA FIM DE SEMANA EM CASCAVEL


Partindo da iniciativa dos próprios produtores da região, a Prefeitura de Cascavel realiza, neste fim de semana, festival gastronômico
Festival trará cardápio à base de galinha caipira (Foto: FCO FONTENELE)
Se você ficou com água na boca só de ver a foto que ilustra esta matéria uma boa chance de saciar sua fome é participar do I Festival da Galinha Caipira dos Choros, em Canindé, de hoje a domingo. Durante os três dias do evento os amantes da galinha caipira, prato típico do sertão cearense, vão poder degustar um cardápio feito inteiramente à base desta carne. 

Resultado de parceira entre a Prefeitura de Cascavel e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Festival será uma oportunidade de desenvolver a economia do lugar, no que deve se tornar um evento anual. A abertura está marcada para as 18 horas de hoje.

Em seguida, haverá apresentações artesanais e artísticas de bandas locais, corrida de jegue e a mostra gastronômica dos produtores de galinha caipira da região. Segundo a Prefeitura de Cascavel, a estimativa é que cerca de 10 mil pessoas passem pelo local durante os três dias do evento.

A iniciativa partiu diretamente da comunidade. Os criadores de galinha caipira procuraram Prefeitura e Governo do Estado para apresentar o projeto. A proposta foi incorporada pelo Sebrae e pelo Banco do Nordeste. Segundo Mônica Sabino, analista técnica do Sebrae, o “grande mote” do evento é dar visibilidade ao trabalho da comunidade, fazendo a sociedade perceber que os criadores podem produzir e obter crédito.

Para atender à necessidade de aprimoramento dos participantes, o BNB organizou palestras voltadas aos produtores, que receberam ainda informações do Sebrae sobre empreendedorismo. A iniciativa possui exemplos anteriores que, segundo Mônica Sabino, já mostram bom resultado, como é o caso do Festival de Arraia, também em Cascavel.

“(O festival) foi uma surpresa para nós, em termos de organização, de público e de qualidade das atrações culturais”, disse a analista. Para a segunda edição, ela afirma que já se percebe uma maturidade dos produtores de arraia. “Eles perceberam a importância de aprimorar as condições de serviço para ter um melhor empreendimento”.

Intertítulo

O I Festival da Galinha Caipira de Chorós abre caminho para o desenvolvimento econômico da comunidade, cujas atividades ainda estão muito atreladas à produção de subsistência. A preparação para o evento envolveu cursos de capacitação gastronômica, com o objetivo de aperfeiçoar os pratos típicos e desenvolver nos criadores uma postura empresarial. O Festival deve incentivar, por exemplo, a abertura de restaurantes e a expansão dos negócios.


Fonte: O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário