domingo, 15 de maio de 2011

Faltam 69 dias para os 100 anos de Juazeiro.

A programação cultural começa a esquentar na cidade


O clima é de contagem regressiva. E não dá nem para tirar a data da cabeça. Basta dar uma olhada para o relógio, em posição privilegiada na Praça Padre Cícero, para saber que faltam apenas 69 dias para o Centenário de Juazeiro do Norte. A data já está sendo celebrada na cidade há dois anos, mas as comemorações vão esquentar de vez a partir deste mês.


Inaugurações, shows artísticos, reformas e uma vasta programação religiosa marcam os festejos pelos 100 anos da Terra do Padim. O destaque fica por conta da apresentação do padre Reginaldo Manzotti, confirmada para o dia 17 de julho, na Praça dos Romeiros, a partir das 19h. O pico da festa será a missa de Ação de Graças pelo Centenário, no dia 22 de julho, no Santuário de Nossa Senhora das Dores, também às 19h.




Até o “rei” pode pintar em Juazeiro do Norte. “Estamos tentando trazer pra cá o Roberto Carlos, que faria um grande show para deixar a festa ainda mais completa”, antecipa o secretário de cultura do município, Fábio Carneirinho. Em alusão ao centenário da cidade, a Prefeitura de Juazeiro está investindo R$ 90 milhões, valor distribuído em um total de 103 obras pela região. “A festa, na verdade, vai além de julho e só termina no fim do ano”, garante.

No Horto - cartão postal da cidade - a estátua do Padre Cícero será reformada e estará novinha até o dia 22 de julho, dia em que a cidade completa em 100 anos. O movimento de fiéis aumenta a cada dia. “O pico vai ser em julho, mas até o fim do mês com certeza a demanda vai aumentar. Por isso, já estamos nos preparando. Não vai faltar gente trabalhando aqui para dar atenção a todos os visitantes”, informa a guia do Casarão Padre Cícero, Edna Barbosa.

Seu José Silva, de 65 anos, já entrou no clima do centenário e visita todos os dias a estátua do Padim. Para ele, padre Cícero é como um pai. Por isso faz questão de pedir a “bênção” todos os dias. Romaria? Não perde uma. “Quando Juazeiro fizer 100 anos eu vou ser o primeiro a chegar aqui na estátua e dar parabéns ao meu Padim, porque a cidade só existe por causa dele”, crê.



ENTENDA A NOTÍCIA
Juazeiro do Norte foi fundada em 22 de julho de 1911. A cidade fica na região do Cariri. Para comemorar a data, a população realiza programação há dois anos. Nos próximos meses, o clima esquenta com mais atividades.

SAIBA MAIS
JUAZEIRO DO NORTE

Data de fundação: 22 de julho de 1911
Localização-microrregião do Cariri
População estimada -244.701 habitantes (censo 2010)
Distância de Fortaleza: 493,4 quilômetros
Datas comemorativas da cidade: Aniversário de Juazeiro do Norte
(22 de julho); Romaria de Nossa Senhora das Dores (15 de setembro), Romaria do Padre Cícero (2 de novembro), Romaria do Ciclo Natalino, Aniversário de Padre Cícero (24 de março) e Dia do Romeiro (1º de novembro).

Fonte: O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário