sexta-feira, 15 de abril de 2011

Programa oferece soluções de inovação e tecnologia às empresas de Jericoacoara


O Sebraetec, programa que oferece soluções de inovação e tecnologia, será apresentado às empresas de Jericoacoara

A internet gera um mundo de possibilidades de negócios para as micro e pequenas empresas do setor do turismo. Para estimular a participação dessas empresas no ambiente virtual, o Sebrae Ceará realiza nesta sexta-feira, dia 18, em Jericoacoara, às 15h30, no Jeri Village Hotel, o seminário “Marketing Digital: Como operacionalizar por meio do Sebraetec”, voltado para empresários e gestores de meios de hospedagem e de receptivos turísticos.


Divulgação

Jericoacoara recebe seminário sobre marketing digital


A ideia do evento é apresentar aos empreendedores o Programa Sebrae de Consultoria Tecnológica, o Sebraetec, que oferece consultorias sob medida com o objetivo de facilitar o acesso desses empreendimentos a inovações tecnológicas. Por meio do programa, as empresas poderão receber orientação de como definir um planejamento de marketing digital focado em estratégias para aumentar as vendas dos seus serviços através da rede mundial de computadores e das novas mídias.

De forma geral, as empresas beneficiadas pelo Sebraetec recebem a visita de um consultor especializado que vai apresentar soluções para otimizar os resultados da gestão, processo ou produto sobre os quais se pretende inovar, tornando a empresa mais competitiva e bem preparada para o mercado.

Com a consultoria do Sebraetec, as micro e pequenas empresas atendidas participarão de um processo de inovação que pode resultar em: redução de desperdício, aumento de faturamento, acesso a novos mercados e sustentabilidade do negócio. Além disso, as consultorias proporcionam melhoria em processos produtivos, produtos, embalagem, gestão e marketing, novos modelos de negócios e matérias-primas, adequação logística e gestão ambiental.

“As empresas do setor de turismo, assim como as de outros setores, precisam inovar para manterem-se competitivas. E inovação não é um conceito distante da realidade das micro e pequenas empresas. Ao contrário do que parece, as ferramentas de inovação podem ser simples e acessíveis e trazem grandes benefícios para os negócios. Criar um site, por exemplo, já é uma atitude inovadora, que permite o acesso a novos mercados para a empresa”, explica o gestor do projetos de Turismo do Sebrae/CE, Antônio de Matos Brito.

De acordo com o articulador da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae/CE, Herbart dos Santos Melo, faz-se inovação não apenas no desenvolvimento de produtos, mas na melhoria de processos, na mudança do modelo organizacional, na forma de atendimento aos clientes, na implementação de ferramentas de marketing, etc. “O investimento em tecnologia nem sempre significa aquisição de máquinas e equipamentos. A adoção de uma estratégia de marketing já é uma inovação importante para a empresa”, explica.

O programa Sebraetec é um instrumento adotado por todo o Sistema Sebrae que permite às empresas de todos os setores econômicos acesso aos conhecimentos tecnológicos existentes na infra-estrutura de ciência, tecnologia e inovação, visando a melhoria de processos e produtos e/ou a introdução de inovações nas empresas ou no mercado.

Podem participar do programa micro e pequenas empresas e futuros empresários produtores de bens e serviços, de forma individual ou vinculada a ações integradas ao desenvolvimento de cadeias produtivas, clusters, incubadoras, parques tecnológicos ou outros arranjos produtivos regionais, locais ou setoriais e em projetos de exportação.
Autora: Bárbara Holanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário